sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Diário de bordo

Diário de Bordo

03/11/2008

1º aula
Iniciamos a aula com uma reflexão:
aprendendo a aprender.

Nesta reflexão ficou clara a importância da persistência, para que nossos objetivos sejam alcançados. Também nos ensina que quando realizamos uma atividade que a realizemos com o coração, pois dessa forma o que realizarmos saíra com mais qualidade e significado.

Após realizamos a leitura de um texto:
Os Novos Espaços de Atuação do Professor
com as Tecnologias.

Autor: José Manuel Moran.

Neste texto, vimos o quanto é importante a atualização dos professores quanto as novas tecnologias. A forma que a educação acontece faz com que os alunos se sintam desmotivados e buscar mais conhecimentos.
As novas tecnologias vieram nos auxiliar cabe a nós desenvolvermos nossos métodos de ensino. Devemos utilizar essas novas tecnologias como métodos de aprendizagem e não apenas como complementos.
A internet serve para: pesquisar, comunicar e produzir. Por esse motivo é que devemos melhor aproveitá-la.
E cabe a nós também desacomodarmos nossos alunos para que eles busquem melhor se desenvolvermos como pessoas.

Aprendemos também a utilizar o CD e o Pendrive, montando-os e desmontando-os:
CD: inserimos o CD na máquina e esperamos aparecer uma janela na qual após mandarmos abrir uma nova janela clicamos no OK, para retirar o CD clicamos com o botão direito que abrirá uma janela na qual devemos clicar em desmontar e só após isso retiramos o CD.
PENDRIVE:realizamos o mesmo processo do CD, apenas devemos pedir para montar (clicando com o botão direito do mouse), e para retirarmos pendrive devemos mandar retirá-lo de modo seguro.

Depois vimos um novo vídeo:
Do sonho aos ares.

Esse vídeo também nos mostra a importância da persistência aliada ao trabalho.






2º aula


03/11/2008

Iniciamos a aula com uma reflexão:
tecnologia ou metodologia?

De que adianta termos tecnologia se não mudamos nossa forma de ensinar?


teoria:

Fizemos um desenho no Trux Paint.

Vimos algumas curiosidades sobre a internet.

Aprendemos a copiar e inserir imagens.

Elaboramos uma tabela e um roteiro de busca.

Com esse roteiro e essa tabela permitimos que nosso aluno desenvolva uma melhor pesquisa sobre o conteúdo que propormos.


3º aula


04/11/2008

Iniciamos a aula com uma reflexão:
atreva-se

A nossa vida é repleta de desafios, às vezes ficamos inseguros diante deles e temos medo de prosseguir. Mas não podemos parar onde estamos devemos ir em frente e não desistir jamais!!


Após aprendemos a fazer um blog:

A comunicação é muito importante é por esse motivo que ao incentivarmos nossos alunos a ter um blog ao mesmo tempo estaremos incentivando-o a ler escrever e se comunicar, ou seja, estaremos o incentivando a “abrir” seus horizontes.
Após criarmos o blog, adicionamos as colegas e após aprendemos como inserir um relógio ao nosso blog.



4º aula


04/11/2008

Iniciamos a aula com uma reflexão:
acreditar na vida...


Muitas vezes estamos tão absorvidos com os problemas do dia-a-dia que esquecemos o quanto maravilhosa é a nossa vida e o quanto esquecemos de valorizá-la.

Continuamos trabalhando com o blog postamos textos, após vermos um conteúdo sobre os vírus que circulam pela rede:

Perigos da rede

Ao acessarmos um site ou abrirmos uma mensagem podemos estar nos expondo a riscos. Muitas vezes não nos damos conta da fragilidade e de nosso computador e acabamos expondo senhas de banco, de cartões de crédito,além de expormos dados pessoais como: RG, CPF, entre outros.
Os vírus estão a solta por aí, basta nos descuidarmos e um hacker invade nosso computador e rouba nossas informações.
para evitar que isso aconteça basta tomarmos alguns cuidados:
*Não acessarmos sites desconhecidos e não confiáveis.
*Ter um anti-vírus(mesmo possuindo Linux, pois ele não é 100%seguro).
*E percebendo qualquer alteração em sua máquina procure um técnico.





Também aprendemos a inserir um contador de visitas no nosso blog.

Após falamos sobre os direitos autorais e o desrespeito a eles que ocorre por causa do famoso copiar e colar que ocorre na maioria dos trabalhos escolares.

Texto:
vamos utilizar ferramentas de comunicação na prática pedagógica?
Devemos utilizar a internet e as novas ferramentas de comunicação como um auxilio e como um facilitador. A internet deve ser usada como um estímulo fazendo com que os alunos se interessem por novos conteúdos. Quanto mais concretas e mais próximas da realidade dos alunos forem as nossas propostas de trabalho mais estimulará sua criatividade .

Após aprendemos a postar no blog uma gif ou imagem:

Seleciona-se uma gif, clica-se com o botão direito sobre a gif,seleciona-se as propriedades e então vai-se selecionar o site. Volta-se ao blog seleciona-se editar postagens,então seleciona-se a postagem que se quer editar, então clica-se em editar e seleciona-se ou arquivo ou url onde vai ser colado o código da gif ou da imagem depois de selecionar as suas preferências clica-se no botão laranja e concluí-se o trabalho.



5º aula


05/11/2008

Iniciamos a aula com uma reflexão:
Sugestões...

Muitas vezes estamos tão absorvidos com os problemas do dia-a-dia que esquecemos o quanto maravilhosa é a vida, esquecemos que não vamos ter tempo para corrigir os erros que cometemos, esquecemos que não podemos voltar no tempo para recuperar o que foi perdido. Viva sua vida e desfrute o máximo que puder cada momento não perca tempo com besteiras, seja feliz mas lembre-se que todos tem esse direito então respeite-os.


Aprendemos a construir tabelas e gráficos no BrOffice Calc:








6º aula


06/11/2008

Iniciamos a aula com uma reflexão:
nunca deixe de voar...
Devemos nos lançar a vôos e nos propor desafios. De forma alguma podemos nos acomodar e desistir de lutar para realizar nossos sonhos.


Teoria:
Aprendendo com linux!!!
No Linux educacional, está instalado um aplicativo chamado Obras de Domínio Público. Para chegar até ele é necessário ir até o menu- Ministério da Educação – Obras de Domínio Público.
Nesse aplicativo existem 1096 obras, entre elas textos e poesias conhecidas e de renome.
Há um texto chamado “ A Mulher Roubada “ de José Martins Athayde que é um um livro, você tem um livro na tela, porém existem mais obras assim, que é o livro na tela.
Existem textos de Machado de Assis, William Shakeaspeare, José de Alencar, Arthur de Azevedo, Lima Barreto, Eça de Queirós, Gonçalves Dias, Alexandre
Herculano.
Há textos e poesias em três idiomas inglês, português e espanhol.
Lá se encontram textos informativos elaborados pelo MEC, para esclarecer dúvidas de alunos e professores, sobre os programas oferecidos pelo governo, entre eles o ENEM. E também textos informativos relacionados a literatura.
Por possuir um vocabulário de difícil compreensão para as crianças, além de serem extensos. Podem ser utilizados como auxilio do professor, podem ser trabalhados com o Ensino médio.
Mas algumas poesias podem ser trabalhadas com a 4º série como “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias e “Vozes d'África” de Castro Alves.




7º aula


06/11/2008

Iniciamos a aula com uma reflexão:
Procura-se um amante...
Às vezes acabamos apenas levando a vida e esquecemos de vive-la, a vida tem
tantas surpresas e nós por termos a falsa idéia de que vamos ter tempo para elas mais tarde acabamos perdendo as oportunidades únicas que a vida nos oferece. Temos que amar a vida e tudo o que nos é oferecido, porque quando amamos o que fazemos tudo fica mais bonito e mais fácil.

Aprendemos a fazer um slide show:
Para fazer um slide show é necessário entrar no site www.slide.com/arrange?bc=
As fotos serão selecionadas uma a uma então selecionaremos o modelo de slide que quisermos e então salvamos em nosso blog.



8º aula


07/11/2008

Iniciamos a aula com uma reflexão:
máscaras
Carlos drumond de Andrade
Nos escondemos atrás de máscaras, e não revelamos nosso verdadeiro eu, nossa vida acaba se tornando uma grande mentira e acabamos sem conhecer verdadeiramente quem está ao nosso lado. Viva a vida sem artifícios, não esconda-se pois o que não é 100% verdadeiro não é vivido e desfrutado inteiramente.

Aprendemos a fazer um PPS:
Com uma mensagem que foi recebida, criamos um PPS que irá ser apresentado para as colegas.


9º aula


07/11/2008

Iniciamos a aula com uma reflexão:
tudo mudou
rubem alves

Estamos tão envolvidos em nossa sociedade que não nos damos conta das mudanças que ocorreram e ocorrem em nosso sociedade.

Aprendemos a fazer um PPS:

As mensagens foram exibidas para as colegas. Com essas mensagens podemos fazer nossos alunos refletirem sobre suas atitudes e o seu dia-a-dia.

Entramos em um site direcionado apenas para educadores:

http://portal.mec.gov.br/index.php

Ali vimos algumas sugestões de aulas :
1º sugestão:

“Meu nome,Meu mundo”

O nome é o “cartão de visita” das pessoas e trabalhar com as crianças o seu nome e a importância do mesmo, abre portas para a auto-aceitação de si mesmas.

Sugestões:

• Auto-retrato e escrita do nome:
- Distribuir para a turma papel, lápis de cor, de cera ou canetinha. Cada aluno desenha seu retrato (se possível com a ajuda de um espelho exposto na sala). Escreve seu nome junto ao desenho. Recolhe-se as “fotos” e redistribui-se entre a turma. Cada um tentará adivinhar quem é o dono da foto (pode ser ajudado pelos colegas). O dono da foto se apresenta, diz se gosta ou não do nome, diz onde mora e o que gosta de fazer.
• História do nome:
- Cada aluno pesquisa em casa com os familiares, a história de seu nome. Em sala, relata o porquê tem este nome. O educador apresenta tiras com o nome completo de cada educando (em letras maiúsculas, bem visíveis). Na medida que o educando for falando a história de seu nome, acompanha-se com a turma a leitura do nome completo, identifica-se o sobrenome do pai e da mãe (cada aluno pode levar sua certidão de nascimento) e compara-se nomes e sobrenomes semelhantes dos alunos da sala. Depois cada um registra o seu nome completo.
• Construção de crachá:
- Os alunos irão construir um crachá para uso diário. Cada um recebe um cartão com o seu nome (em letras maiúsculas) e o professor acompanha a leitura das letras presentes no nome, mostrando para turma, identificando principalmente as letras iniciais e finais. O aluno então registra num outro cartão o seu nome e faz um pequeno desenho ao lado. Distribui-se os cartões no chão. Cada um pega qualquer cartão e tenta adivinhar de quem é. Logo em seguida, escreve numa folha de papel cartolina o nome do colega, formando uma lista de nomes, que será lida pelos alunos, posteriormente, com o auxílio do professor.
• Meu nome é uma arte
- Cada aluno, usando a sua imaginação e criatividade, escreve seu nome de uma forma diferente. O aluno pode formar um desenho, como um sol, uma casa, um coração, através de seu nome completo. Desta forma, não se tornará mecânico o ato de repetir várias vezes a escrita do nome, pois o aluno vai estar criando desenhos e o mesmo tempo, escrevendo várias vezes seu nome, dando um sentido para esta repetição. O educador pode sugerir alguns desenhos para os alunos desenvolverem sua criatividade. Os alunos podem também fazer um desenho comum primeiro, e depois escrever em volta do desenho o seu nome completo. Tudo vai depender da forma como se apresenta a turma.
• Construção de alfabeto móvel:
- Com os crachás em mãos, cada educando recebe várias tiras de papel cartão ou papelão. Preenche cada tira com cada letra presente no seu nome. Desta forma, poderá manusear as tiras para formar seu nome, reconhecendo melhor as letras presentes no mesmo. Inicialmente, trabalha-se com letras maiúsculas. No decorrer das aulas, os alunos irão preencher mais tiras, agora com as letras presentes no nome dos colegas, não importando se haver repetição. Desta forma, os alunos irão comparar as letras presentes no seu nome com as letras presentes no nome do colega, além de terem a possibilidade de formar mais nomes ou até mesmos palavras, a partir dos sons percebidos em cada nome. É muito importante que cada um esteja sempre com seu crachá e que este possa ser disposto de várias formas, seja construído pelo aluno, seja pelo educador.
• Alfabeto dos nomes:
- Montar um mural com o nome dos educandos, separados pelas letras do alfabeto presentes no início de cada nome. Cada nome virá acompanhado de uma foto do aluno, para associar o desenho à escrita.
• Comparação de tamanho de nomes
- Cada aluno constrói com o alfabeto móvel o seu nome e deixa exposto no quadro de pregas para todos visualizarem. O aluno pode construir com o auxílio do educador ou do crachá com o seu nome. Então, verifica-se qual o nome maior, pelo número de letras. Verifica-se também o nome menor e estabelece-se comparações entre a quantidade de letras presentes em cada nome. Mostrar para os alunos que nem sempre o tamanho da pessoa corresponde ao tamanho de seu nome, bem como nem sempre o tamanho de animais, objetos e coisas, corresponde ao tamanho da escrita de tais. Apresentar, então, cartões com desenhos e fotos dos alunos e suas representações escritas, fazendo a pergunta “Qual o nome maior? E o menor?”. Contar o número de letras em cada nome para auxiliar.
• Que letra falta?
- Expor no quadro alguns nomes sem as letras iniciais e finais. Posteriormente, pode ser sem outras letras presentes no meio do nome. Os educandos registram e depois, completam com as letras que faltam. Esta atividade pode ser feita em conjunto.
• Roda dos nomes.
- Divide-se a sala em vários grupos, organizados em círculos. Cada educando tentará escrever o nome de cada colega do grupo. Pode-se utilizar o crachá como auxílio.

• Quebra-cabeça dos nomes.
- Cada educando recebe dois tipos de quebra-cabeças, ambos contendo seu nome escrito, um por letras e outro por sons (sílabas). As partes são misturadas e os educando tentam encaixar na seqüência dos nomes. Dependendo do ritmo da turma, pode-se trabalhar inicialmente apenas com peças que contem letras e posteriormente trabalha-se com sons. Alguns alunos podem necessitar de auxílio
• Trabalhando as sílabas a partir dos nomes:
- Montar um quadro com sílabas presentes nos nomes dos educandos. Fazer a leitura dessas sílabas e observar as sílabas correspondentes aos números. Seguindo a seqüência dos números, escreve-se os nomes a partir de suas sílabas e a relação numérica. Verifica-se outras possibilidades de construir outros nomes, usando as sílabas presentes no quadro (ou outras palavras).
• Bingo dos nomes:
- Fornecer uma folha de papel com espaços em branco (seis espaços). O aluno escreve o próprio nome em um dos espaços e os nomes de cinco colegas. Sorteia-se os nomes e os alunos que os estiverem vão marcando ponto. Aquele que completar sua cartela vencerá o jogo.
• Palavras cruzadas.
- O professor dá dicas de uma pessoa e os alunos tentam descobrir de quem ele está falando. Quando descobrirem, constroem o nome do colega, utilizando as letras do alfabeto móvel. No centro vai estar escrito uma palavra, que pode ser “Criança, amor, brincar”. Cada letra desta palavra vai formar os nomes dos colegas. Portanto, é importante que se escolha uma palavra que tenha letras condizentes com o nome dos alunos da turma.

• Conjunto de nomes:
- Introduzir à noção de conjuntos, a partir dos nomes. Com os nomes dos educandos em cartões fixados no quadro, levar os mesmos a perceberem quantas letras há em cada nome. Há nomes pequenos e nomes grandes. Nem sempre a quantidade de letras corresponde ao tamanho da pessoa. Então, dividir em conjuntos (representados por figuras geométricas), que representam a união desses elementos semelhantes. Trabalha-se, inicialmente, com os seguintes elementos:
1. Nomes que começam pela mesma letra (Os alunos registram o conjunto que inicia com a letra de seus nomes).
2. Nomes que terminam pela mesma letra. (Analisar oralmente com eles).
3. Nomes iguais. (Analisar oralmente com eles).
4. Nomes que contêm o mesmo número de letras. (Analisar oralmente com eles).
5. Nomes de homens e mulheres. (os próprios alunos dividem os conjuntos e selecionam os elementos).
• Acróstico:
- Formar um acróstico com o nome de cada aluno da turma. Cada um vai dizer as qualidades do colega, que serão escritas conforme a letra presente no nome.
• Trabalho com o texto: “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade.
- Trabalhar com o título do texto. Verificar, com os alunos o sentido da palavra Quadrilha. Ler o texto com os alunos. Oralizar os nomes dos personagens do texto com o nome dos educandos (trocar de nomes). Para esta atividade usar cartões com os nomes dos educandos. Reescrever o texto utilizando o nome dos alunos. Cada educando escreve nomes que iniciam com a mesma letra do seu e substitui (oralmente) no texto.
Retirado do site:http://portal.mec.gov.br/index.php
Escrito por: MARCOS HENRIQUE ALMEIDA DOS SANTOS.

2º sugestão:

“Usando estratégias de leitura durante a alfabetização ”
A leitura é muito importante pois abre portas para o conhecimento além de permitir que as crianças desenvolvam sua imaginação, e que “viagem” a cada nova história.

Sugestões:

Estratégias e recursos da aula
Para iniciar o trabalho pergunte aos alunos se sabem o que é uma aquarela e suas características; depois se conhecem a música Aquarela, de Toquinho. Levante hipóteses sobre o porquê o autor deu esse nome à canção. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo disponível no Portal do Professor:
Aquarela

Após exibição do vídeo, distribua cópias da música e estimule que cantem para que aprendam a letra. Garanta que saibam cantar ao menos alguns trechos da música de cor.
Em seguida peça que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Brinque de pausar o vídeo em alguns trechos para indicarem em que palavra pararam, verificando se estão conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito.

Proponha que façam novas ilustrações para a música, para que juntos produzam um novo "vídeo-clipe". Para isso, forme duplas e distribua trechos da música para que descubram o que está escrito. Peça, então, que em duplas, façam a ilustração do trecho que receberam. Deverão combinar o que querem ilustrar e os papéis de cada um nessa ilustração.

Usando um scaner é possível digitalizar as ilustrações das duplas. Junto com os alunos, coloque as imagens na ordem em que devem aparecer de acordo com a canção e nomeie os arquivos de acordo com essa ordem. Insira as imagens produzidas pelos alunos e a música em uma ferramenta de apresentação digital, como o Power Point, por exemplo, para que a turma possa apreciar o novo “vídeo-clipe” produzido pelo grupo.

Retirado do site:http://portal.mec.gov.br/index.php
Escrito por: Eliane Candida Pereira

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